O fisioterapeuta e professor Jefferson Rosa Cardoso é coordenador do Grupo e do Laboratório. Antes de surgir a ideia de ter o próprio espaço, veio a sugestão de se criar um Grupo de pesquisa em 2001, enquanto fazia doutorado. O Grupo é registrado na PROPPG – UEL e no CNPq. O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (PAIFIT) impulsionou a criação do laboratório e a maioria das atividades é realizada por meio deste. O Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica, situado no Centro de Ciências da Saúde/Hospital Universitário, da Universidade Estadual de Londrina, é um local onde graduandos e pós- graduandos se encontram para realização de pesquisas sobre o movimento humano, discutir epidemiologia clínica e fazer o atendimento à comunidade por meio de projetos extensionistas. O seu uso foi autorizado pelo Ex-Diretor de Centro, Prof. Dr. Pedro Gordan em 2002 e tem como função realizar avaliações funcionais e de performance em pacientes com alterações musculoesqueléticas, incluindo atletas, neurológicas, entre outras, bem como indivíduos sem alterações e investigar a efetividade da fisioterapia, tanto no ambiente terrestre quanto no aquático.
Cool Timeline
2007
Primeiras defesas de mestrado, uma pelo PPG Associado em Educação Física e duas pelo PPG em Ciências da Saúde do CCS;
O Laboratório recebe o segundo eletromiógrafo por meio da Reitoria da UEL (Reitor Prof. Wilmar Sachetin Marçal).
2006
Recurso financeiro liberado pelo projeto de Implantação do Setor de Fisioterapia Aquática (CV2305), registrado na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Unidade Gestora do Fundo Paraná, com subsídio de R$ 400.000,00.
O Laboratório recebe o primeiro estudante de mestrado, o fisioterapeuta Marcio M. Kawano, atualmente Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia em Barreiras. Marcio utilizou o eletromiógrafo de superfície com indivíduos com dor lombar crônica e verificou seus efeitos durante a avaliação da fadiga do tronco (Revista Brasileira de Medicina do Esporte).
2005
Nesse ano, o professor Jefferson é convidado para fazer parte do Programa de Mestrado Associado em Educação Física UEL-UEM. A CAPES aprova esse mestrado inédito composto por duas IES estaduais;
O professor Jefferson Cardoso, juntamente com a funcionária da PROPLAN (Pró- Reitoria de Planejamento), Cristina Ruiz, escrevem um projeto para que o governo do Paraná pudesse liberar recursos financeiros para construção de uma piscina que atendesse as necessidades dos pacientes assistidos pela fisioterapia do HU, bem como os alunos da graduação e pós-graduação;
2004
Segundo projeto de pesquisa cadastrado na PROPPG-UEL “Comparação da atividade eletromiográfica dos indivíduos com reconstrução do ligamento cruzado anterior e indivíduos sem lesão durante diferentes estímulos sensórios-motores”. O objetivo desse estudo foi comparar a atividade elétrica dos músculos que estabilizam o joelho em seis diferentes exercícios proprioceptivos. Os artigos foram publicados em 2008 e 2009.
2003
Prof. Jefferson R. Cardoso finaliza o Doutorado na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, defendendo a tese “Revisão sistemática com metanálises sobre a efetividade e segurança da fisioterapia aquática no tratamento de pacientes com artrite reumatoide".
Primeiro projeto de pesquisa é executado, com o objetivo de analisar a atividade elétrica dos músculos do tornozelo e a função da utilização de estabilizadores desta articulação de jogadores de vôlei feminino de Londrina, durante movimentos que as atletas realizavam durante o jogo. No ano de 2003 começam a participar do grupo e do laboratório estudantes de iniciação científica e os que estavam em fase de TCC. O artigo é publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Os dois primeiros alunos orientados no TCC foram: Thiago André Del Arco Mustafa e Hugo Maxwell Pereira.
2002
Criação do Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica.
Um dos primeiros equipamentos recebido pelo Grupo foi um eletromiógrafo de superfície nacional, adquirido com verba do próprio HU, para estudos da ativação muscular.
2001